uma coisa muito séria me intrigou esses dias.
Aquela era a ultima aula. Cada grupo teve a oportunidade de se autoavaliar durante as ultimas 3 aulas que foram ministradas pelos proprios alunos.
Como sempre, a pergunta de praxe para todos:
- Fulano, uma nota de 0 a 10 para seu desempenho nessas aulas?
E assim foi para todo mundo.
E as respostas, como sempre muito sinceras e reveladoras demuitas verdades escondidas ou mentiras disfarçadas, SEMPRE gira em torno de:
- A minha nota? Uai professora...eu participei de todas as aulas. Nao fiz isso...nem aquilo....mas meu empenho foi muito bom. Eu aprendi muitas coisas, fui surpreendido por isso e por aquilo. Mas me esforcei.
Nesse momento, como num congelamento de cena num filme, eu pensei:
QUANTO VALE SEU ESFORÇO?
COMO VOCE PODE MEDI-LO?
VOCÊ CONSEGUE QUANTIFICÁ-LO?
Mas logo depois vinha a conclusão daquela resposta:
- Eu me dou 8,5
- 9
- 8
PARA!
Como assim? Tem alguma coisa errada.
O mesmo discurso prevalece sempre : " a gente sempre pode melhorar. Temos sempre que buscar nos aperfeiçoar...nunca estará o bastante suficiente, senao tem alguma coisa errada."
SERÁ?
Eu entendo que esse tipo de avaliação é importante e necessária, nos faz perceber o quanto estamos empenhados e motivados a continuar. Mas, me parece contraditório.
Se esforço é resultado daquilo que voce faz + as consequências disso, basicamente falando.
O que você consegue quantificar em termos de aprendizagem e conhecimento, para falar que nao foi bom o suficiente dentro daquilo que você foi capaz de fazer?
Nao entro em meritos de capacidade máxima, mas simplesmente o que foi feito.
Tudo tem o seu devido valor, mas nessas horas o que se faz tem o demérito do que deveria ter sido feito.
Nao tenho uma conclusao pra isso.
Foi só um pensamento....
Também vivo me perguntando isso...
ResponderExcluirEu geralmente me dou 5 ou 6, kkkkk. Sempre acho que estou na média. Sonho meu!... Bjs, Nêssa.
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